


GRUPO DE PESQUISA EM SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS
PESQUISAS EM ANDAMENTO
Projeto de Pesquisa: "Análise das dificuldades e necessidades de saúde do público vegetariano e Flexitariano” (2020 - em andamento)
Diversos organismos internacionais, como a FAO recomendam a redução do consumo de alimentos de origem animal e inclusive a adoção de dietas vegetarianas, tanto para garantir a preservação do meio-ambiente quanto pela saúde humana. Diante dos desafios para uma mudança do padrão alimentar, incluindo conhecimento e acesso a alimentos, é muito importante o desenvolvimento de ações de apoio a esse público. Para isso, é necessário conhecer suas características e entender quais são os problemas enfrentados por ele, sendo esse o objetivo da presente pesquisa. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, será aplicado um questionário para entender questões mais pontuais e em seguida serão realizadas entrevistas em profundidade com alguns voluntários. Todo o processo de coleta de dados será realizado virtualmente. Os resultados esperados são compreender as demandas do público-alvo e a partir delas desenvolver um esboço do projeto de extensão a ser desenvolvido na Unifesp. Projeto CEP/UNIFESP n: 1331/2020 (CAAE: 39925520.8.0000.5505)
Aluna de Mestrado Alanis Amorim Angotti
Se você é adulto e vegetariano, vegano ou 'flexitariano' responda o questionário para participar da pesquisa acima clicando aqui
Projeto de Pesquisa: "Avaliação do consumo de ultraprocessados por indivíduos de padrão alimentar vegetariano" (2020 - em andamento)
Mudanças no sistema alimentar têm sido apontadas como a alternativa para a garantia da segurança alimentar da população mundial que se mantem crescente, bem como a preservação de recursos ambientais. O mercado e a adesão à dieta vegetariana têm crescido de modo significativo na última década. Dietas isentas de carne ou com porções reduzidas tem se mostrado mais saudáveis e sustentáveis, entretanto, com a expansão deste nicho de mercado, surgem para este público também alimentos ultraprocessados sem produtos de origem animal porém não saudáveis ou sustentáveis como o padrão alimentar proposto. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil da alimentação de indivíduos ovolactovegetarianos, vegetarianos estritos e flexitarianos quanto ao consumo de alimentos ultraprocessados. Os dados serão coletados por meio de entrevistas em plataforma online. Os participantes responderão ao formulário com questões de identificação, dados socioeconômicos, questões sobre práticas alimentares e coleta de inquérito dietético, por meio de recordatório 24h. Projeto CEP/UNIFESP n:3588708/2019 (CAAE:15160119.0.0000.5505)
Aluna de Mestrado Iara dos Santos Almeida
Aluna de Iniciação Científica Isabella Lourenço Gomez
Se você é adulto e vegetariano, vegano ou 'flexitariano' responda o questionário para participar da pesquisa acima clicando aqui
Projeto de Pesquisa: "Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação do ambiente alimentar vegetariano nos comércios de Santos - SP" (2019 - em andamento)
A fim de avaliar características relacionadas à disponibilidade, qualidade e preço de opções vegetarianas, o objetivo do estudo é desenvolver e validar uma escala para avaliação do ambiente alimentar vegetariano nos comércios do município de Santos.
O instrumento passará por etapas de validação por meio de entrevistas em profundidade com pessoas da população em geral, e entrevistas com especialistas na área de ambiente e vegetarianismo. Todas as etapas de validação serão feitas por meio digital. Por fim, a escala passará por um pré-teste nos comércios de alimentos de Santos. Projeto CEP/UNIFESP n:067906/2019 (CAAE:15160119.0.0000.5505)
Aluna de mestrado Grazielle Mármore Brunoro
PESQUISAS FINALIZADAS

Projeto de Pesquisa: "Avaliação do impacto de um programa de intervenção no ambiente alimentar para promoção da alimentação saudável, com foco na cadeia produtiva de alimentos." (2013 - 2015)
Com financiamento do Edital Universal do CNPq (Processo n.479885-2013), o objetivo do presente projeto desenvolver uma intervenção no ambiente alimentar com foco em comércios de alimentos e em um grupo de consumidores de comunidades de baixo nível sócioeconômico.
As ações nos comércios tiveram a finalidade de aumentar a disponibilidade e o acesso a alimentos saudáveis por meio de discussão com os proprietários, adequação de equipamentos e logística (qualidade); e ações de marketing social e educação alimentar e nutricional dos consumidores nos pontos de compra. Concomitantemente, foram desenvolvidas ações interdisciplinares em bases da comunidade, com as lideranças indentificadas na fase da pesquisa formativa. Para avaliação do impacto das ações nas comunidades, foi avaliada uma amostra de 110 consumidores em cada região (n=220), por meio de questionários com avaliação de fatores psicocossiais e aquisição de alimentos. Foram utilizados indicadores de contexto, alcance, dose e fidelidade para identificar em que grau e extensão a intervenção foi implementada conforme o planejado.

Projeto de pesquisa: "Avaliação do Ambiente Nutricional" (2007-2012)
Com financiamento da FAPESP (Processo n. 09/01361-1), o projeto teve o objetivo de avaliar as relações entre o estado nutricional do grupo materno-infantil e características ambientais determinantes do acesso aos alimentos e da pratica de atividades físicas no município de Santos. Foi realizada pesquisa de base domiciliar para aferição do estado nutricional, do consumo alimentar e da prática de atividades físicas de crianças menores de dez anos e suas mães, em uma amostra representativa do município de Santos. Simultaneamente, foi investigado o ambiente alimentar, com o registro e avaliação de todos os pontos de venda de alimentos e refeições, localizados na área de vizinhança dos domicílios (considerando um raio de 500m a partir do centro dos setores censitários selecionados), bem como ambiente para prática de atividades físicas. A avaliação foi feita por meio de visitas para observação, entrevistas com os responsáveis pelos estabelecimentos e aferição das coordenadas geográficas para modelagem de um Sistema de Informações Geográficas.